Usar ou Integrar Tecnologia
As tecnologias irão mudar a educação?
Usar ou integrar a tecnologia na prática docente é uma algo de tão potencialmente relevante como a velha questão de Shakespeare: “be or not to be”. Na verdade, a impressão que temos é a de que, apesar de se falar muito em integração da tecnologia, o que está a acontecer nas nossas escolas é apenas e simplesmente a utilização da tecnologia. Não, não é apenas uma questão semântica. Há uma grande diferença entre estes dois conceitos com impactos distintos consoante se utilize a tecnologia ou se opte pela sua integração nas práticas letivas.
Em última análise, e antes de verificarmos alguns pontos de diferenciação, coloquemos a questão nestes termos. Uma coisa é uma casa tecnológica outra é uma onde se utiliza a tecnologia. Apesar de todos já utilizarmos alguma tecnologia nas nossas casas, isso não faz das mesmas uma “casa inteligente”.
Em última análise, e antes de verificarmos alguns pontos de diferenciação, coloquemos a questão nestes termos. Uma coisa é uma casa tecnológica outra é uma onde se utiliza a tecnologia. Apesar de todos já utilizarmos alguma tecnologia nas nossas casas, isso não faz das mesmas uma “casa inteligente”.
Recorrendo a algumas sugestões encontradas na web e a uma reflexão pessoal, elaborei o quadro que se segue assinalando as principais diferenças entre uma prática que utiliza a tecnologia e outra que a integra. Se é claro que , pelas mais diversas circunstâncias, não é fácil criar as condiçoes necessárias para potenciar a integração das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, torna-se evidente que há que, rapidamente, passar da fase utilitária e dar o salto para a integração.
Com o mundo a acelerar, não é já uma necessidade. É uma exigência. Quem não o fizer, ficará, com toda a certeza, para trás.
A utilização da tecnologia | A integração tecnológica |
A utilização da tecnologia é aleatória, arbitrária e muitas vezes funciona apenas como um complemento. | O uso da tecnologia é propositado e intencional. |
A tecnologia rara ou esporadicamente é utilizada na sala de aula. | A tecnologia faz parte da rotina do processo de ensino-aprendizagem. |
A tecnologia é usada apenas para se dizer que se está a usá-la. | A tecnologia é utilizada como suporte dos objetivos curriculares e de aprendizagem. |
A tecnologia é usada para instruir os alunos sobre o conteúdo. | A tecnologia é usada para envolver os alunos com o conteúdo. |
A tecnologia é mais usada pelos professores. | A tecnologia é mais utilizada pelos alunos. |
A única preocupação é utilizar a tecnologia. | O seu uso visa criar e desenvolver novas capacidades. |
Muito tempo é perdido a ensinar como é que se deve utilizar a tecnologia. | O tempo é gasto a utilizar a tecnologia para aprender. |
A tecnologia é utilizada para completar as tarefas de menor exigência intelectual. | A tecnologia é usada para incentivar o desenvolvimento intelectual. |
A tecnologia é utilizada em tarefas individuais. | A tecnologia é utilizada para facilitar a partilha e colaboração do trabalho dentro e fora da sala de aula. |
A tecnologia é usada para facilitar atividades cuja resolução seria mais difícil sem ela. | A tecnologia é utilizada para resolver problemas que de outra forma seriam difíceis ou impossíveis de resolver. |
A tecnologia é usada para fornecer informações. | A tecnologia é usada para aumentar e construir conhecimento. |
A tecnologia é marginal à aprendizagem. | A tecnologia é essencial no processo de aprendizagem. |
Fonte- Professo TIC -Este site já está desativado, apenas podem consultar o seu arquivo.
Comentários
Enviar um comentário